12 de outubro de 2010

É só marmelada!!

Ultimamente tenho andado com pouco tempo para publicar as coisas que tenho feito e agora vi que tinha um post sobre a marmelada que fiz há um mês ainda por publicar.
Fui aos marmelos, que é como quem diz que os apanhei à beira da estrada sempre à espreita não fosse aparecer o dono e fiz esta bela marmelada:



Para 1 kg de marmelos
800 gr de açúcar
1 casca de limão
1 colher de água por kg de marmelos

Descasquei, cortei em quartos,tirei as sementes e coloquei dentro de um alguidar com água para não escurecerem. Depois de todos descascados cortei em fatias finas e coloquei na panela de pressão alternando  uma camada de açucar, uma camada de marmelos até acabar. Juntei uma casca de limão e a água e tapei a panela. Assim que começa a sair o vapor, baixei o lume e contei 5 min.
Quando acabou o tempo, coloquei a panela fechada debaixo da torneira da água, sem tirar o pipo, porque assim perde a pressão mais depressa. Assim que deixa de sair vapor já está pronta para abrir.
Depois foi só passar a varinha mágica e triturar bem.  Coloquei nas caixas ainda quente e tapei logo, porque acho que assim veda melhor e dura mais (a ver vamos). Aproveitei as caixas da sopa que às vezes compro quando não há tempo para fazer uma para o jantar.

Está de cortar à fatia, como eu gosto. Depois desta, ainda fiz outra de marmelos com maçãs que já se estavam a estragar.

Para 1 kg de fruta
800 gr de açúcar
1 casquita de limão

O resto do procedimento é igual. Como a maçã tem mais água, ficou um pouco mais líquida mas também muito saborosa.

5 comentários:

  1. Uau que cor linda essa marmelda têm...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Isso é que foi fazer marmelada hein!!!??? ;)

    tá linda, ainda não provei mas qd o fizer digo se está bopa ou não, lol

    bjs amiga

    ResponderExcluir
  3. Marmelada é o que se quer!! hehe ficou linda! agora é a parte fácil, ir comendo!

    ResponderExcluir
  4. Também tenho de fazer, para ficar de reserva para o Inverno...

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderExcluir
  5. Está com um aspecto excelente!

    Tenho de experimentar esta técnica. :)

    ResponderExcluir

Obrigada por ter tempo para ler o que escrevo e dar-me a sua opinião. Espero que volte.
Um abraço!!!