14 de outubro de 2010

Molho de tomate e almôndegas para o jantar

Este ano a minha horta tem poucos tomates, mas já deu para fazer um delicioso molho de tomate. Tenho visto muitas receitas na net mas eu fiz assim: fiz um refogado com cebola, alho e azeite e juntei o tomate pelado e cortado aos bocados. Temperei com um pouco de sal e um caldo Knorr e deixei apurar. Ainda quente, deitei nos frascos e tapei. O calor ajuda a vedar os frascos. Deixei arrefecer com a abertura para baixo para selar melhor.


Os frascos que usei são os do grão e feijão cozido de compra e das salsichas, porque têm o "clic" na tampa que ajuda a ver que ficaram bem fechados.

Ontem usei um destes frascos para o jantar: tinha comprado almôndegas no talho e como cheguei a casa tarde, foi só esvaziar meio frasco no tacho, colocar as almôndegas e deixar cozinhar. Rectifiquei os temperos, porque não pus muito sal quando fiz o molho de tomate. Acompanhei com esparguete. Não há foto porque não me lembrei de tirar antes de começarmos a comer e quando me lembrei, já não havia.

8 comentários:

  1. Que rica tomatada...

    Beijinhos
    Papinha Doce

    ResponderExcluir
  2. Estou á tua espera para dividirmos o meu almoço.
    Tomates na horta rsrsrrs
    Que optimo aspecto também adoro almodegas sabes como se faz cá em casa?
    Depois de feitinhas e apuradas tiro as almindegas para um tabuleiro e no molho coloco bechamel e deito por cima, vai ao forno com queijo e oregãos fiz esta invenção e a malta já não quer a não ser assim.

    Beijocas
    Sofia

    ResponderExcluir
  3. Ai Sofia, mais uma que vai para a lista a experimentar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Aposto que o Daniel adorou o jantar, hehe.
    e a ideia da Sofia tb vou experimentar.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. tambem ja fiz, e pelo mesmo motivo hehe
    na segunda rodada fiz sem refogado, para ficar bem vermelhinha! tipo concentrado!

    ResponderExcluir
  6. Uau...Gostei mesmo será que conservam muito tempo?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz em Agosto e, como disse, certifiquei-me que os frascos ficavam bem vedados. Houve 1 que não ficou e o molho azedou. Tenho os frascos guardados num armário que serve de despensa, protegidos do calor e da luz. Espero que se conservem bem. Também estou na expectativa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Lol Cristina, até me ri com o teu comentário!! Eu tou à espera que mudem novamente, porque não acredito que seja desta que ela atine de vez com as noites:)) Aliás, acho que ainda vou ter de esperar uns bons anos para isso!! Qt à creche, tou descansada!!
    Bjinhos e que rico molhinho. Por acaso não como almondegas muitas vezes, mas até gosto!

    ResponderExcluir

Obrigada por ter tempo para ler o que escrevo e dar-me a sua opinião. Espero que volte.
Um abraço!!!