11 de novembro de 2010

Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho

Ontem o meu filho chegou a casa e contou-me a história de S. Martinho. Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.
O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.
Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.
Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol. Por isso é que se diz "Verão de S. Martinho"

Hoje, na escolinha deles há magusto e pede-se aos pais dos meninos para contribuir com umas castanhas, frutos secos, sumos, o que os pais puderem e quiserem dar.
Como o Daniel não gosta de castanhas, nem frutos secos, nem bebe sumo (não gosta), fiz um bolinho para levar. Como ele adora o Bolo de Sementes de Papoila, foi esse que fiz.

foto do post do Bolo de Sementes de Papoila


Bom dia de S. Martinho para vocês.

6 comentários:

  1. bonita lenda, gostei mt, pois não conhecia, adorei, e me fizeste lembrar momento da minha infância, "o magusto" de estar fora do pais até nos esquecemos que hoje é dia de magusto, obrigado amiga por nos fazeres viver lembranças maravilhosas!
    beijinhos, Beth

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este bolo.
    Hum bom aspecto.
    Beijos
    Sofia

    ResponderExcluir
  3. Ao tempo que não recordava essa historia=) esse bolinho esta fantastico
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Ficou com um belo aapecto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. O que vale é que o teu filho não é nada esquisito, hehe.
    Mas podes fazer as castanhas que eu vou ai comer.lol
    bjs

    ResponderExcluir
  6. É verdade acho que conheço esse bolo da algum lado???!!!!
    lol

    ResponderExcluir

Obrigada por ter tempo para ler o que escrevo e dar-me a sua opinião. Espero que volte.
Um abraço!!!