24 de agosto de 2010

A Ressaca


No fim-de-semana aluguei este filme em DVD. Adorei. Para quem ainda não viu, a história é esta:

Dois dias antes do seu casamento, Doug e três amigos rumam em direcção a Las Vegas para uma despedida de solteiro que nunca mais irão esquecer. Mas na verdade, quando os três padrinhos acordam na manhã seguinte, eles não conseguem lembrar-se de nada. Sem saberem como e porquê, eles encontram um tigre na casa de banho e um bébé de 6 meses no guarda-roupa da suite do Hotel Caesars Palace. A única coisa que não conseguem encontrar é Doug. Sem qualquer pista sobre o que se passou na noite anterior e com muito pouco tempo, o trio tem agora que tentar reconstituir a noite passada para encontrar Doug e regressar rapidamente a L.A. a tempo do seu casamento.

Eu e os relógios

Andar de relógio no pulso é castigo para mim, incomoda, faz comichão, aperta ou está largo, enfim. Por isso há uns bons anos que não uso relógio, até porque tenho relógios em casa, no carro, vejo as horas em casa da minha mãe quando lá deixo os miúdos, chego ao trabalho tenho relógios nas paredes, no computador, nos telefones e a sirene dos bombeiros toca quando é 1 hora, para que é que preciso de usar um acessório que me incomoda?
Há uns dias, depois de uma conversa com dois dos meus irmãos sobre relógios que eles adoram e coleccionam, pensei cá para mim que se calhar até podia usar um relógio. Até tenho alguns arrumados...
Então, ontem de manhã fui à ourivesaria, pus pilha num relógio que o meu marido me ofereceu num Natal há uns anos e saí de lá toda contente com o relógio no pulso.
Cheguei a casa, ao fim do dia, qual foi a primeira coisa que tirei? Relógio.
O que é que eu não trouxe hoje? Relógio. É que nem me lembrei. Só a meio da manhã é que me passou qualquer coisa que me fez olhar para o pulso e me lembrei que o deixei onde o pus, em cima da cómoda do corredor, ao lado dos óculos de sol e do telemóvel, que trouxe.
Falta de hábito, distracção ou simplesmente não ligo a relógios? Sim, é tudo isso!!

23 de agosto de 2010

Amizade

"Quem afasta a amizade da vida parece que arranca o sol do mundo, pois os deuses imortais não nos deram nada melhor nem mais doce."

Autor: Marcus Tullius Cícero
(newsletter do site Gastronomias.com )

Tenham uma boa semana!!

19 de agosto de 2010

Aniversário da minha mãe

No sábado, dia 14, a minha mãe e o meu irmão mais velho fizeram anos. Como a minha mãe pediu para eu fazer o bolo, na 6ª à tarde, depois de pôr a piquena a dormir a sesta, preparei as coisas (a receita é a mesma dos outros bolos de aniversário que já aqui mostrei):

12 ovos
400gr de açucar
300gr de farinha
2 colheres de chá de fermento
2 colheres de sopa de aroma de flor de laranjeira (comprei no E.Leclerc)

Como o Daniel quer sempre ajudar, fiz de maneira a que ele pudesse participar. Em cima do seu banquinho para poder chegar à bancada, partiu os ovos e separou as gemas das claras. É claro que ele ainda não consegue separar os ovos como eu, então usei um truque que aprendi há pouco tempo num livro que comprei: com um funil pequeno numa taça, deita-se o ovo inteiro para dentro do funil e a clara escorre enquanto a gema fica inteira. É muito fácil e até o Daniel conseguiu.



Depois é só seguir a receita. Costumo usar a batedeira, mas desta vez como tinha um ajudante tão especial, deixei-o mexer os ovos com o açucar numa tigela grande enquanto a Bimby batia as claras (12 min, vel 3). Depois misturei o aroma de flor de laranjeira, a farinha com o fermento (aqui tive que ser eu a fazer porque ele não tem força ainda) e, finalmente, as claras em castelo.
Depois de tudo bem misturado, foi ao forno e lá ficou o Daniel a admirar o bolo enquanto ele crescia.

No dia a seguir foi só rechear e cobrir. Para o recheio usei o creme russo da Casa Januário (muito bom) e morangos que fui apanhar num instante à minha horta. Para cobrir usei mais creme russo e enfeitei também com morangos.




Parabéns Mãe, parabéns Zé. Um beijo grande...

Homens e Mulheres


(recebida por e-mail)
Posted by Picasa

17 de agosto de 2010

Mais um sorteio

O blog Tralhas e Companhia está a fazer o seu 1º sorteio. Só é válido para Portugal e estes são os prémios:

Quem sabe se é desta que tenho sorte?

Maquilhagem I

Uma dica para quem usa maquilhagem de vez em quando e que para mim funciona muito bem: usar rímel à prova de água.
Passo a explicar, não costumo usar nada de maquilhagem porque nunca tenho tempo. Logo estou sempre à vontade, não me preocupo muito se transpirar, se chorar, se coçar o olho porque, como não tenho nada na cara, não borra.
Hoje decidi usar um pouco de sombra nos olhos e um pouco de rímel. Saí de casa e no caminho para o trabalho senti comichão no olho. Assim que levei lá a mão, lembrei-me "ai que já borrei tudo". Mas como o meu rímel é à prova de água, não sai assim.
Fixe, não é?

16 de agosto de 2010

O regresso ao trabalho

Depois de uma semana de férias, que sabem sempre a pouco, o regresso ao trabalho custa bastante. Cada vez me custa mais. Não é pelas férias, que sabem sempre bem, é o estar com os filhos, em casa, fazer coisas com eles e para eles, ter tempo para estar com eles, adormecer a pequenita a seguir ao almoço e ir fazer um puzzle ou um jogo com o mais velho que já é muito crescido para dormir a sesta (já tem 5 anos, é quase um homem), essas coisas que normalmente não posso fazer. Nesta altura de crise até é sacrilégio dizer que queria estar em casa em vez de trabalhar, mas sinto falta do meu cantinho, dos meus pequenotes, da bagunça e chinfrim que eles fazem.
Para o ano há mais férias, até lá há que aproveitar os fins-de-semana.
Assim, desejo boas férias a quem está de férias e bom regresso ao trabalho a quem regressa.

15 de agosto de 2010

Uma semana de férias

É só uma semana, mas sabe mesmo bem  não ter que cumprir horários. É dormir até mais tarde, só meia hora que seja, mas já é um luxo. Na 2ª feira fomos à praia já passava das 5h da tarde.Com tanto calor nem apetece sair de casa e a essa hora, apesar de ainda estar calor, o sol já não está tão forte.  Na 3ª à tarde, depois da sesta, fomos ter com a Hélia e a família para ir à praia em Peniche.Na 4ª feira foi a ida ao dentista que me ocupou a manhã e à tarde, praia, mas já com vento e frio. Na 5ª feira acordei às 6h00 com a cara inchada. O dente que fui tratar infectou. O dentista já tinha avisado que isso podia acontecer porque, ao mexer na raíz que me levou lá, descobriu outra que não estava tratada. Agora estou a antibiótico e brufen. Ao fim de 2 dias, o inchaço diminuiu e já não preciso tomar o brufen (2 de 600mg) de 5 em 5 horas, já aumentei para 7h30. Na 6ª feira foi dia de fazer o bolo para o aniversário da minha mãe e irmão, que fazem anos no mesmo dia. Tive uma ajuda especial. Na verdade, eu é que ajudei. O Daniel partiu os ovos, mexeu as gemas com o açúcar, misturou a farinha. Mais logo mostro as fotos e conto como foi.

6 de agosto de 2010

Quase, quase de férias

Só falta o quase. Uma semaninha por conta dos piolhitos. Vai ser praia, passeio, sesta. Tão booom.

4 de agosto de 2010

Rifas de Sto. António



Os santos populares já passaram há muito tempo, mas ainda não mostrei os brindes que o meu filho, com a ajuda dos filhos da Hélia, ganhou na festa de Sto. António. A Hélia convidou-nos para jantar, porque havia lá perto o arraial de St. António com frango assado, rifas, animação. O Daniel ainda não tinha tido a experiência das rifas (10 por 1 euro). Adorou, claro. E ainda por cima ganhou estes brindes, muito úteis, para a mãe. 

Não Gosto de

Gente complicada (não tenho paciência);
Ter de aturar o mau humor dos outros;
Gente a cuspir no chão;
Adultos a fumar dentro do carro com crianças lá dentro.

Daqui a pouco já me lembro de mais.

2 de agosto de 2010

Baú da Liquidação Total

É o novo espaço da Sónia Alexandra, do blog Cozinha da Sónia, para tentar escoar artigos em stock da loja do marido. Visitem e pode ser que encontrem alguma coisa que gostem, quem sabe começar a preparar as prendas de Natal. O endereço http://baudaliquidacaototal.blogspot.com/.

Férias

É tão bom estar de férias, andar nas calmas, sem pressa de chegar, pôr a conversa em dia, parar na rua e ver as montras, andar de mão dada. É tão bom.
Mas eu não estou de férias, por isso com licença, toca a sair da frente, deixem-me passar que eu tenho que ir trabalhar...

1 de agosto de 2010

Participação no sorteio da Hélia

Aqui está a minha participação no sorteio do blog da minha amiga Hélia.
Desculpa ser no último dia, mas às vezes os últimos são os primeiros :))


A receita é de um Cheesecake de frutos silvestres que já apresentei aqui mas não coloquei a receita:
1 pacote de bolacha Maria
100 gr de manteiga amolecida
Colocar as bolachas no copo da Bimby e dar 3 ou 4 toques no turbo. Juntar a manteiga e programar 10seg, vel 6.
Colocar numa forma de aro forrada com papel vegetal. Levar ao frigorífico enquanto prepara o recheio:
1 embalagem de queijo tipo philadelphia (tenho usado marca Dia)
400 ml de natas (uso natas vegetais)
200 gr de açucar (com as natas vegetais, pode reduzir o açucar porque já são adocicadas e fica enjoativo)
5 folhas de gelatina branca.
Colocar 4 folhas de gelatina de molho. Colocar no copo da Bimby o queijo e o açucar e programar 1 min, vel 4. Colocar a borboleta (opcional) e juntar as natas. Programar 1m30, vel 3. Retira-se a água em excesso da gelatina (não tirar toda) e leva ao microondas 10 seg. Programar vel colher e juntar a gelatina derretida. Programar 1 min, vel 2. Deitar o recheio na forma. Levar ao frigorífico.

A cobertura pode ser apenas compota de frutos silvestres, mas eu faço:
100 gr de frutos silvestres (congelados)
5 colheres de sopa de açucar
2 colher de sopa de água.
Deitar no copo da Bimby e programar 5 min, temp 60º, vel 1. Pôr a restante folha de gelatina de molho e deitar nesta mistura enquanto quente e misturar para derreter. Deixar arrefecer um pouco e colocar por cima do recheio.

Bom  apetite!!