31 de outubro de 2010

A mudança da hora e o sono dos piolhitos

Estava eu a pensar que, com a mudança da hora, hoje ia ter que me levantar mais cedo mas afinal o meu pessoal pequeno dormiu até bastante mais tarde. Mas também, depois de um dia cheio de actividade (2 aniversários e muita brincadeira) e sem dormir a sesta, só podiam estar cansados. Ainda não eram 9h da noite e já a Sara pedia para ir para a cama (coisa rara), passado 15 minutos foi o irmão dormir. Dormiram a noite toda, sem acordar, sem choros, sem xixis. Maravilha.

29 de outubro de 2010

Ontem é história, amanhã é um mistério mas hoje é uma dádiva, por isso é que se chama Presente

Mestre Oogway - Panda do Kung-Fu


Que hei-de fazer? Lembrei-me disto agora.

Bom fim de semana!!

25 de outubro de 2010

Ainda o passatempo da Argas

Por causa da minha semana de molho, só hoje é que consegui ver que não ganhei este sorteio. Paciência. Fica para a próxima mas os meus parabéns à vencedora.

24 de outubro de 2010

E quando as mães já não estão (tão) doentes...

Resta-lhes arrumar, limpar, lavar, passar, apesar de ainda se sentirem fracas por terem passado uma semana de dieta forçada e com a agravante de terem o trabalho acumulado.
E ainda dizem que somos o sexo fraco!!!
Muito obrigada pelos vossos votos de melhoras, mas agora vou passar a ferro (antes que a vontade vá com o vento) porque tenho muuuuita roupa à minha espera.
Um abraço.

21 de outubro de 2010

As mães não deviam ficar doentes

Mas foi o que me aconteceu. Estou em casa a curar-me de uma gripe daquelas!! Foi de tal maneira forte que na 3ª feira tive que chamar a minha vizinha para me ajudar com os miúdos de manhã. E a minha vizinha é um anjo, ainda se ofereceu para me levar ao médico e esperou que eu me despachasse, porque eu nem conseguia manter-me em pé muito tempo, quanto mais conduzir. É que para ajudar à festa, esta semana o meu marido tem o carro na oficina e tem que sair de casa às 6h30 para apanhar o autocarro para Lisboa e chega a casa mais tarde.
Mas a minha maior preocupação eram os miúdos, claro. Como é que eu ia conseguir cuidar deles, se nem estava a conseguir cuidar de mim? Ir buscá-los ao fim do dia, dar banho, fazer e dar jantar... Felizmente tudo se resolveu e com a ajuda da minha vizinha e da minha mãe e dos medicamentos para a gripe, consegui dar a volta ao problema. E quando o pai chega a casa, ele toma conta das operações e a mãe volta para o choco.
Agora é esperar para curar mesmo e depois arrumar o resultado de uma semana de mãe doente.

15 de outubro de 2010

Ontem à noite choveu lá em casa!!

Às 3h da manhã, aparece-me o Daniel à beira da minha cama "Mãe, vem fazer a minha cama".
Lá fui eu a pensar que lá se foi saco-cama para o chão e ele não consegue pô-lo em cima da cama (o Daniel dorme num saco cama em cima da cama porque é mais fixe que lençol e cobertura. Miúdos!).
Meia a dormir, cheguei ao quarto dele e ele acende a luz do tecto (fixe, encadeada). Quando vou a começar a reclamar "Daniel, apaga a luz" diz ele "O que é isto?", olho para o chão: grande poça de água. "Eu não acredito, Daniel, entornaste o copo de água no chão?!" (lembro que são 3h da madrugada), "Não, mãe" os olhitos muito abertos de admiração. Então fez-se luz (além da do tecto) "Daniel, tu fizeste xixi no chão?", de novo "Não, mãe". Não me cheirava a xixi, fui buscar a esfregona para limpar, o tapete também estava todo encharcado, mas como é que isto aconteceu? Xixi pelas pernas abaixo não foi, que o pijama está seco, só uma ponta da meia é que está molhada. Adiante, não são horas de pensar muito.
Limpei, levei o tapete para a máquina de lavar roupa e vou então endireitar o saco cama. Pego na almofada que estava fora do sítio, encharcada, cama, encharcada, saco-cama, seco. Hein? "Então, Daniel, que aconteceu?" "Não sei, mãe", "tu fizeste xixi na cama e no chão?", "não mãe". Lá mudei os lençóis, ele mudou de meias, deitou-se. Eu estava tão danada da vida que nem lhe disse mais nada. Dei-lhe um beijo, afinal ele só tem 5 anos, e fui deitar-me.
De manhã, depois de bem acordada, é que  consegui reconstruir o que aconteceu. Penso que foi mais ou menos assim: ele sentiu vontade de fazer xixi, levantou-se (pôs-se em pé na cama) baixou o pijama e fez o xixi como se tivesse ido à casa de banho. Por isso é que a cama e o chão estavam molhados. Imagino o repuxo.
Já há algum tempo que descobri que ele é sonâmbulo (eu também era em miúda) porque já aconteceu várias vezes ele levantar-se, vir ter comigo e está a dormir. Fala normalmente, até discute comigo, chora porque quer fazer xixi e a porta está fechada, etc... mas está a dormir. E esta situação foi mais uma, mas mais molhada.

14 de outubro de 2010

Molho de tomate e almôndegas para o jantar

Este ano a minha horta tem poucos tomates, mas já deu para fazer um delicioso molho de tomate. Tenho visto muitas receitas na net mas eu fiz assim: fiz um refogado com cebola, alho e azeite e juntei o tomate pelado e cortado aos bocados. Temperei com um pouco de sal e um caldo Knorr e deixei apurar. Ainda quente, deitei nos frascos e tapei. O calor ajuda a vedar os frascos. Deixei arrefecer com a abertura para baixo para selar melhor.


Os frascos que usei são os do grão e feijão cozido de compra e das salsichas, porque têm o "clic" na tampa que ajuda a ver que ficaram bem fechados.

Ontem usei um destes frascos para o jantar: tinha comprado almôndegas no talho e como cheguei a casa tarde, foi só esvaziar meio frasco no tacho, colocar as almôndegas e deixar cozinhar. Rectifiquei os temperos, porque não pus muito sal quando fiz o molho de tomate. Acompanhei com esparguete. Não há foto porque não me lembrei de tirar antes de começarmos a comer e quando me lembrei, já não havia.

13 de outubro de 2010

Umas prendinhas da Hélia

Eu sou mesmo uma amiga da onça. Recebi as prendas, tirei as fotos mas nunca mais disse nada.
A Hélia, do blogue Mais Um Sobre Culinária, foi até à capital um dia destes (p'raí há um mês ou mais) e, ao ver estas coisitas numa loja, lembrou-se de mim. Trouxe-me um pacote de farinha de alfarroba e uma saqueta de açucar gelificante. Para compor a prenda juntou as vagens de baunilha e a caixa de cuajada.
Ainda não experimentei nenhuma das prendinhas, mas espero em breve usá-las nalguma receita deliciosa, por exemplo, do blogue dela.


Obrigada Amiga. 

12 de outubro de 2010

É só marmelada!!

Ultimamente tenho andado com pouco tempo para publicar as coisas que tenho feito e agora vi que tinha um post sobre a marmelada que fiz há um mês ainda por publicar.
Fui aos marmelos, que é como quem diz que os apanhei à beira da estrada sempre à espreita não fosse aparecer o dono e fiz esta bela marmelada:



Para 1 kg de marmelos
800 gr de açúcar
1 casca de limão
1 colher de água por kg de marmelos

Descasquei, cortei em quartos,tirei as sementes e coloquei dentro de um alguidar com água para não escurecerem. Depois de todos descascados cortei em fatias finas e coloquei na panela de pressão alternando  uma camada de açucar, uma camada de marmelos até acabar. Juntei uma casca de limão e a água e tapei a panela. Assim que começa a sair o vapor, baixei o lume e contei 5 min.
Quando acabou o tempo, coloquei a panela fechada debaixo da torneira da água, sem tirar o pipo, porque assim perde a pressão mais depressa. Assim que deixa de sair vapor já está pronta para abrir.
Depois foi só passar a varinha mágica e triturar bem.  Coloquei nas caixas ainda quente e tapei logo, porque acho que assim veda melhor e dura mais (a ver vamos). Aproveitei as caixas da sopa que às vezes compro quando não há tempo para fazer uma para o jantar.

Está de cortar à fatia, como eu gosto. Depois desta, ainda fiz outra de marmelos com maçãs que já se estavam a estragar.

Para 1 kg de fruta
800 gr de açúcar
1 casquita de limão

O resto do procedimento é igual. Como a maçã tem mais água, ficou um pouco mais líquida mas também muito saborosa.

Desafio da Kristianna

Recebi da Kristianna, do blog Diário de uma Mãe, um desafio que consiste em dizer 9 coisas sobre mim e enviar para 9 blogues diferentes. Ora bem:
1- Sou mãe de duas crianças lindas e fantásticas (ora bem, quem mais para os gabar senão eu?!)
2- Tenho um mau feitio que só visto. Vou aguentando e engolindo, mas quando o saco enche, sai da frente. Quem nunca me viu danada da vida, não queira experimentar.
3- Sou amiga dos meus amigos.
4- Detesto traições.
5- Sou forreta. Há quem diga que sou poupada, mas sou forreta mesmo. Custa-me gastar dinheiro em coisas que não são essenciais. Por isso pareço sempre uma pelintra com a roupa a ser usada até ficar imprópria. Nessas alturas tenho mesmo que comprar roupa e fico doente com o dinheiro que gasto.
6- Gosto mais de salgados do que de doces (doce já eu sou ;))
7- A minha relação com as lides domésticas é uma relação de amor/ódio. Detesto e adoro cuidar da casa, arrumar, limpar, cozinhar. Mas acho que não aguentava ser só mãe e dona-de-casa. Mas também adorava ser só mãe e dona-de-casa. Ai, que dilema!!
8- Gosto do Verão e do Inverno. Não tenho paciência para a indecisão da Primavera e do Outono.
9- Detesto a falta de tolerância. Acho que todos temos que respeitar se queremos ser respeitados.

Ufa, nove coisas sobre mim já estão. E agora os blogues que escolho. Ora aí é que a porca torce o rabo!
Não sei quem escolher e, sinceramente, não tenho muito tempo disponível para ir procurar quem já foi e quem ainda não foi desafiado. Assim, considerem-se desafiados só por me estarem a ler agora (ai que malandra). Quem me lê e não tem blog também pode (e deve) responder deixando o seu comentário.

Um abraço.

8 de outubro de 2010

Um doce para participar no concurso Doce Sabor

Com este docinho de morango que já mostrei aqui e que agora mostro novamente, participo no passatempo do blog Sabor e Saberes.

Arranjei cerca de 1kg morangos e deixei macerar com 500gr açucar loiro(aprox) de um dia para o outro. Noutra versão coloquei um pau de canela e ficou óptimo. No dia a seguir coloquei a fruta e a calda num tacho que não pega e deixei ferver até reduzir e ficar com a consistência que eu queria. Ainda quente, deitei nos frascos já lavados e enxutos. Com o calor, as tampas vedaram bem, impedindo que o doce se estrague.

1 de outubro de 2010

Passatempo da Sissamar


O Passatempo da Sissamar já tem vencedora. E não fui eu :(
Parabéns à vencedora e boas costuras.