24 de março de 2011

Gastroenterite ou apenas constipação?

Há hora de almoço telefonam-me da creche: "A Sara vomitou ao almoço. Comeu bem a sopa mas depois vomitou quando comia o segundo prato. Não comeu mais nada e está muito murchinha. Talvez seja uma gastroenterite, há mais meninos da sala dela que estão assim."
Fui logo buscá-la e quando lá cheguei fui avisar o irmão que a ia levar para casa e que ele ia na carrinha, como habitualmente, para casa da avó. Nesta altura ele disse-me que de manhã, na carrinha, ela já se tinha engasgado com expectoração.
Só havia 4 ou 5 meninos na sala dela porque os outros estão em casa, doentes com vómitos, diarreia. Não tenho por hábito correr logo para o médico por isso viemos para casa para ver como evolui a situação. Depois de dormir uma sesta de 3 horas, acordou com um pouquinho de febre. Dei-lhe um pouco de ben-u-ron xarope e reparei que estava ranhosa. Pediu papa e comeu um bocado mas veio a tosse e a expectoração e lá veio a papa para trás. Há bocado fez um cocó mais mole do que é costume mas ainda não é diarreia. Anda por aqui a espirrar, ranhosa, continua murchinha, não quer comer nada, ou seja, isto parece-me mais uma constipação do que outra coisa.
Vamos esperar e ver.

2 comentários:

  1. Espero que seja apenas constipação!!!
    depois dá noticias.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pode ser apenas isso! A minha filha tb costum vomitar quando está constipada principalmente se tem muita expectoraçãoo. Eles ainda não sabem expelir e engolem, aquilo lá dá uma volta na barriga que acabam por vomitar tudo! Geralmente a minha é de manhã, a expectoração que vai escorrendo para a garganta durante a noite e que ela acaba por engolir, de manhã dá-lhe as tosses e vem tudo atrás, o leite as ranhocas... enfim!
    Beijinho e as melhoras!

    ResponderExcluir

Obrigada por ter tempo para ler o que escrevo e dar-me a sua opinião. Espero que volte.
Um abraço!!!