2 de dezembro de 2011

O bi-horário da EDP

Há uns anos, quando coloquei o aquecimento em casa, mudei para o bi-horário da EDP. Éramos só dois em casa e onde gastávamos mais era com o aquecimento. Claro que aproveitava para ligar a máquina da roupa no horário económico, mas não ligava assim muito às horas. Depois a família aumentou, comprei a máquina de secar roupa e passei a olhar com mais atenção às horas. Depois a família voltou a aumentar e a atenção  e o cuidado também, porque agora são mais máquinas de roupa para lavar e, eventualmente, para secar. Entretanto com o aumento do IVA, fiquei mesmo obcecada com os horários.
Sempre paguei por estimativa, mas agora mudei para a factura electrónica mensal e por causa dessa mudança descobri que o meu horário é diferente dos outros porque o relógio do meu contador está adiantado 1 hora. Ou seja, andava a desperdiçar 1 hora de horário económico e a gastar uma hora a preço normal, convencida que estava a poupar.
Também descobri que tenho mais consumo no horário económico do que no horário normal, apesar da hora de diferença e já recebi a 1ª factura: por causa dos acertos, este mês em vez de pagar, vou receber.
Admito que ainda não liguei o aquecimento. Preferi reforçar os cobertores e os pijamas e ligo um aquecedor na sala quando lá estamos, mantendo a porta fechada. Geralmente pouco depois do jantar os miúdos vão dormir, o pai vai para o escritório e a mãe vai acabar de arrumar o que falta, por isso não se justifica ligar o aquecimento na casa toda.
A máquina de secar roupa só é ligada em último caso. Se não estiver a chover estendo a roupa na rua e depois vai à máquina de secar só para dar o "entalão" final. Se estiver a chover então meto-a na máquina. Mas sempre no horário económico, claro.
Os bolos e assados no forno também passaram a ser coisas de horário económico desde que comprei um forno eléctrico.
Às vezes há excepções, claro, mas no geral o novo regime tem funcionado bem e, assim, espero continuar a poupar.

2 comentários:

  1. Tal como tu, tenho o bi-horário semanal. Aproveito as horas economicas e o fim de semana para lavar maismáquinas, forno, engomar e aspirar!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina

    Bela poupança mas para quem mora num apartamento que é o meu caso não dá senão tinha a PSP à porta assim que ligasse uma máquina.

    Bom fim de semana
    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderExcluir

Obrigada por ter tempo para ler o que escrevo e dar-me a sua opinião. Espero que volte.
Um abraço!!!