7 de março de 2012

Delíiiiicia de chocolate

Ontem levei um bolito de chocolate para o trabalho. Tinha prometido a uma colega que nos anos dela lhe faria um bolo e só ontem consegui cumprir.
Como ela adora chocolate, resolvi experimentar a receita do livro base da Bimby "Delícia de chocolate".
Eu sei que não se deve experimentar uma receita quando se vai oferecer um bolo porque pode correr mal, mas felizmente correu bem, muito bem.
Fiz de manhã, entre vestir gente pequena, dar pequeno almoço e levar à carrinha (para a escola) e quando o cortamos, a meio da manhã, ainda estava morno.
A foto não faz justiça ao bolo, primeiro porque não tenho muito jeito e segundo porque a iluminação não é das melhores para tirar fotografias.
A receita:
250 gr de chocolate em barra (usei da marca Dia)
200 gr de açúcar
150 de manteiga
6 ovos
50 gr de farinha.

Primeiro liga-se o forno a 200ºC, para ir aquecendo enquanto se prepara a massa: coloque a borboleta na lâmina, deite as claras e programe 6 Min., Vel. 3. Retire para uma taça e reserve.
Retire a borboleta e deite no copo o açúcar, as gemas e a manteiga e programe 5 Min., Temp. 70º, Vel 4. Adicione o chocolate partidinho, espere um pouco que se funda e misture 20 Seg. Vel 5.
Adicione por fim a farinha e misture 10 Seg., Vel. 5. Volte a colocar a borboleta e envolva as claras na Vel. 2 1/2.
Deite numa forma de abrir e leve ao foro durante cerca de 10 Min. Logo que tenha crosta, retire do forno.
Quando estiver frio, enfeite com raspa de chocolate ou açúcar em pó.
Eu enfeitei com raspas de chocolate com o bolo ainda quente, porque foi mesmo retirar do forno e arrumar tudo para sair (levei dentro da forma) e por isso as raspas derreteram um pouco. No meio ficou um creme delicioso de chocolate e como ainda estava morno, huummm.
Eu devia ser mais modesta, mas estava tãaaaaooo bommm.
Não sobrou migalha!!

4 comentários:

  1. Ando sempre à procura de receitas de bolos de chocolate para experimentar. Vou guardar esta. Tem óptimo aspecto e acredito em ti!!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. O bolo parece muito guloso.
    Não duvido que seja delicioso.


    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristina

    Aí amiga que má que és eu aqui já com um ratito e tu mostras uma beleza destas?

    Bom aspecto, sabes eu sou de fazer receitas novas quando tenho em casa malta de fora e agora para os anos do Pedrocas já estou cá com umas ideias.

    Beijocas e parabéns à tua colega
    Joana e Sofia

    ResponderExcluir
  4. Bem apetitoso este bolinho.

    Espero que estejas bem e a tua família também. Lamento o que se passou, ainda fiquei de ligar, mas não quis incomodar.

    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir

Obrigada por ter tempo para ler o que escrevo e dar-me a sua opinião. Espero que volte.
Um abraço!!!