19 de agosto de 2010

Aniversário da minha mãe

No sábado, dia 14, a minha mãe e o meu irmão mais velho fizeram anos. Como a minha mãe pediu para eu fazer o bolo, na 6ª à tarde, depois de pôr a piquena a dormir a sesta, preparei as coisas (a receita é a mesma dos outros bolos de aniversário que já aqui mostrei):

12 ovos
400gr de açucar
300gr de farinha
2 colheres de chá de fermento
2 colheres de sopa de aroma de flor de laranjeira (comprei no E.Leclerc)

Como o Daniel quer sempre ajudar, fiz de maneira a que ele pudesse participar. Em cima do seu banquinho para poder chegar à bancada, partiu os ovos e separou as gemas das claras. É claro que ele ainda não consegue separar os ovos como eu, então usei um truque que aprendi há pouco tempo num livro que comprei: com um funil pequeno numa taça, deita-se o ovo inteiro para dentro do funil e a clara escorre enquanto a gema fica inteira. É muito fácil e até o Daniel conseguiu.



Depois é só seguir a receita. Costumo usar a batedeira, mas desta vez como tinha um ajudante tão especial, deixei-o mexer os ovos com o açucar numa tigela grande enquanto a Bimby batia as claras (12 min, vel 3). Depois misturei o aroma de flor de laranjeira, a farinha com o fermento (aqui tive que ser eu a fazer porque ele não tem força ainda) e, finalmente, as claras em castelo.
Depois de tudo bem misturado, foi ao forno e lá ficou o Daniel a admirar o bolo enquanto ele crescia.

No dia a seguir foi só rechear e cobrir. Para o recheio usei o creme russo da Casa Januário (muito bom) e morangos que fui apanhar num instante à minha horta. Para cobrir usei mais creme russo e enfeitei também com morangos.




Parabéns Mãe, parabéns Zé. Um beijo grande...

4 comentários:

  1. Que lindo o bolo ficou!!!
    Parabéns à tua mãe e ao teu irmão.

    Bom fim de Semana
    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderExcluir
  2. O bolinho ficou lindissimo!!Digno de uma pastelaria!!!

    Adorei conhecer este cantinho!
    Vou voltar pois já sou seguidora!
    Obrigada pela partilha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Venho por este meio convidar-te a participar no Forum Nasci Mulher!
    È um espaço dedicado a nós, mulheres, mas onde todos sao bem vindos!
    Lá podes encontrar as mais variadas opiniões, dicas, conselhos,boa disposição etc...tudo, o que nos mulheres precisamos no nosso dia a dia...


    Podes encontrar-nos atravez do Blog:

    http://nasci-mulher.blogspot.com/


    ou directamente no Forum Nasci Mulher:

    http://www.nascimulher.com/


    Aparece, faz-te membro desta "familia" que esta a crescer!!Serás muito bem vinda!
    E so tens que trazer boa disposição!!


    A Familia Nasci Mulher, deseja-te um maravilhoso dia!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos aos aniversariante e sobre tudo, a quem fez este bolo lindo, maravilhoso que só da vontade de tirar uma fatia, posso?.bj

    ResponderExcluir

Obrigada por ter tempo para ler o que escrevo e dar-me a sua opinião. Espero que volte.
Um abraço!!!